As empresas sentem cada vez mais necessidade de manter uma conexão com a sociedade. Foi assim que surgiu o UrbanoArte, projeto desenvolvido pela House Cultura, com cocriação do Grupo Marquise, empresa patrocinadora.
O objetivo era transformar a cidade por meio da arte, com a valorização do espaço público a partir de narrativas locais. Levando a arte para fora dos lugares legitimados, trabalhando não dentro de uma perspectiva engessada, mas de acordo com que a empresa precisa para alcançar seus objetivos e dialogar diretamente com o seu público, criando um patrimônio intangível chamado reputação de marca, onde empresas são lembradas pelo seu relacionamento com a sociedade.
O UrbanoArte parte do contato direto das pessoas com as proposições artísticas nos lugares, dando novos contornos e sentidos pela alteração da paisagem. O projeto alcançou mais de 20 mil pessoas para intervir não apenas nos espaços, mas também plantar a semente da mudança de atitude e comportamento.
O projeto contou ainda com o patrocínio da Ecofor Ambiental e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura de Fortaleza. Além disso, teve a colaboração do Porto Iracema das Artes, ligado ao Governo do Estado do Ceará.
O DESAFIO
Fortaleza tinha muitos pontos de descarte irregular de resíduos. O UrbanoArte nasceu para transformar esses espaços por meio da arte e dar para essas pessoas a sensação de pertencimento do local para que elas não apenas não descartassem mais lixo incorretamente, como também passassem a cuidar do espaço. As intervenções foram feitas de maneira cuidadosa, considerando as histórias, as pessoas, os afetos das comunidades. E claro, foi feito a muitas mãos, as pessoas eram parte de todo o processo.
PROCESSO CRIATIVO
1 - Etapa
Mapear - Mapear os locais que necessitavam de intervenções e escolha dos mesmos.
2 - Etapa
Diálogo - Ouvir a população para valorizar o espaço a partir de narrativas locais.
3 - Etapa
Escolha - Seleção de 10 artistas para que os mesmos fizessem as intervenções.
AÇÕES
Cocriação
Com cocriação com o Grupo Marquise, foi feito o mapeamento e a interação com os frequentadores do local para visualizar as formas de intervenção para que ele se transformasse em local de afeto.
Diálogo
Com diálogo, foi possível fazer algumas descobertas, por exemplo, se a população gosta de jogar damas, por que não colocar uma mesa com cadeiras para que os mesmos possam desfrutar do espaço para isso?
Envolvimento
Envolver a população no projeto, como por exemplo, a intervenção feita na Escola Luiz Recamonde Capelo, onde as crianças deram as mãos e, juntos com o artista, pintaram paredes e usaram a imaginação.
RESULTADOS
Transformação de espaços
1. 32 espaços degradados da cidade foram transformados em lugares de afeto para a população com impacto de mais de 20 mil pessoas.
2. Workshop com os 10 artistas selecionados promovendo conceitos de paisagismo, interação social e cidadania ambiental.
3. Foi criado um um campo de reflexão que contribuiu com situação de mediação entre artistas, comunidades, instituições públicas e privadas, cidadãos residentes e turistas sobre o uso e a manutenção dos espaços públicos com o conceito de pertencimento.
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