House Cultura Menu

Exposição “O Tempo Eu e Vc”

A Exposição “O Tempo Eu e Vc” foi realizada pela Casa da Ribeira em 2015, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. A proposta foi ousada: representar a grandeza de um dos maiores estudiosos da cultura nacional – Luis Câmara Cascudo, englobando os vários temas abordados na obra do autor: folclore, lendas, alimentação, dança, religiosidade, além de expor uma cronologia sobre a vida de Cascudo. Tudo isso com riqueza de detalhes, interação e criatividade. Para costurar um tecido tão complexo de informações, a House Cultura fez uma cuidadosa consultoria e a utilização de conceitos mais sofisticados do service design como etnografia e gestão de design de interação.

Mais de 45 mil pessoas puderam desfrutar do labirinto construído de livros na parte inicial da exposição; do jogo de memória com alimentos e seus significados retirados do livro “História de Alimentação”, de autoria de Câmara Cascudo, e muitas outras coisas que o espaço oferecia, como curiosidades de como surgiu o abraço e aperto de mão.

A Mostra, que foi montada com cocriação da curadoria envolvendo a família do autor, contou com o patrocínio do Grupo Marquise, Petrobras, Correios, O Boticário e Três Corações e de numerosos apoiadores e parceiros. Uma realização do Ministério da Cultura, Governo de São Paulo, Instituto Ludovicus e Casa da Ribeira.

O DESAFIO

Agrupar tanta cultura

Usar o Service Design para sincretizar toda a obra de Câmara Cascudo, que tem como característica ser plural, assim como a diversidade do folclore brasileiro. Ele estudou vários temas como religiosidade, culinária, dança, poesia dentre outros. Unir tudo isso e transformar em uma mostra interativa era o grande desafio e principal objetivo da Exposição “O Tempo Eu e Vc”. O trabalho foi planejado para ser um percurso expositivo sobre a vida e a obra de um dos mais importantes estudiosos brasileiros.

PROCESSO CRIATIVO

1 - Etapa

Service Design - Utilização do Service Design para entender as expectativas dos visitantes.

2 - Etapa

Delimitar 5 Módulos - vida do autor; oralidade; danças; alimentação no Brasil e religiosidade.

3 - Etapa

Personas - Criação de personas para promover uma melhor experiência aos visitantes.

AÇÕES

1

Ampliar temas abordados

Mergulhar na obra e levar não apenas temas conhecidos como Saci-Pererê, mas curiosidades como: o ovo não era utilizado pelos africanos ou indígenas. Quem trouxe a iguaria foram os portugueses.

2

Religiosidade na obra

Cascudo também foi um grande estudioso da fé e quem passou pela Mostra pode conhecer um pouco mais sobre as superstições. Os visitantes se depararam com uma montanha de sal grosso, usada em muitas crenças.

3

Criação de personas

Criamos personas como: Gildo – professor-doutor da USP e um aluno que foi fazer um trabalho escolar. Assim, criamos camadas de interesse. Gildo gosta um pouco do que o menino gosta, e vice versa. 

RESULTADOS

Grande alcance

  • Comunicação estratégica que possibilitou a visibilidade da exposição em vários meios de comunicação com valoração estimada em R$ 2,6 milhões. 

 

  • Design de projeto para a Lei Federal de Incentivo à Cultura com a captação de quase 70% dos recursos utilizados na criação e desenvolvimento da exposição. 

 

  • Visitação de mais de 45 mil pessoas. 

 

  • Envolvimento de mais de 60 profissionais, entre elas a curadoria, a pesquisa, a arquitetura cenográfica, o design, a tecnologia da informação e a gastronomia.

Entre em contato

A sua empresa está procurando por um serviço de Desenho, formatação e acompanhamento de projetos? Com os serviços da House Cultura, sua equipe pode transformar seus objetivos mais ambiciosos em realidade. Vamos conversar.

    Veja nossos outros cases

    Roda Teatro

    Exposição “O Tempo Eu e Vc”

    Renascente

    Caminhos da Arte

    Dômóvalô

    Porto de Ama

    Arte Praia

    Urbano Arte

    O Presente de Cecilia

    Casa da Ribeira - Na Rua da Casa