House Cultura Menu

Renascente

Gravado em Cerro Corá, nascente do Rio Potengi cujas águas viajam 176 quilômetros até chegar a sua respectiva foz, no município de Natal, no Rio Grande do Norte. O local não foi escolhido aleatoriamente, o curta mostra – com performance e poesia visual – o ponto onde o histórico rio nasce.
Renascente conta com a performance da bailarina Ana Cláudia Viana, sob a direção e roteiro de Gustavo Wanderley. O filme tem o objetivo de ressaltar a paisagem não apenas como um lugar, mas também como perspectiva filosófica que abarca tudo e todos que a compõem.
A ideia é mostrar que o rio faz o seu curso e, apesar de ficar no mesmo lugar, nunca permanece o mesmo porque está sempre em movimento. Nós traduzimos um conceito novo em forma de audiovisual, conceito de REGENERAÇÃO.

O DESAFIO

O renascimento do Potengi

O curta tem como objetivo mostrar – com performance e poesia visual – o ponto onde o histórico rio Potengi nasce. O trabalho ressalta a paisagem não apenas como um lugar, mas também como perspectiva filosófica que abarca tudo e todos que a compõem. Uma visão ainda mais significativa, já que o complexo da Rampa fica às margens do rio Potengi, cuja foz é em Natal.  A obra fala ainda sobre como o corpo se relaciona com o espaço e com a natureza, mas não tem um conceito totalmente fechado.

PROCESSO CRIATIVO

1 - Etapa

Descoberta - Ana Cláudia conheceu a nascente do Potengi durante as gravações do filme.

2 - Etapa

Relação - Mostrar como o corpo se relaciona com a natureza.

3 - Etapa

Gravação - Criação do roteiro e gravação do curta.

AÇÕES

1

O Mergulho

Mergulhar e sentir o rio, a árvore, a pedra, envolver-nos neles, sentir a existência com eles, neles, nos atrever a sentir como um deles, e percebermos que a natureza continua a vida sem nós, humanos.

2

O Percurso

Mostrar o paradoxo de que o rio ao mesmo tempo em que parece frágil, consegue ficar enorme e perene ao longo do caminho, algo que fala sobre nós e a nossa possibilidade de sermos potência.

3

O Renascimento

Refletir nosso desejo de busca por uma atitude menos antropocêntrica e mais destinada à regeneração e do sentir-se relacional em estado de abertura constante com o meio, com o outro, com a natureza.

RESULTADOS

Como o rio, Renascente circulou

Por meio deste trabalho, conseguimos dar visibilidade à nascente do Rio Potengi, onde fica uma comunidade que precisa ter sua sobrevivência garantida principalmente porque está lá, no início e se chama Nascente do Rio Potengi.

 

Ganhamos outros espaços participando de alguns festivais relevantes como:

  • CineVox Dance Film Festival (2022) Portland – Estados Unidos; 
  • FIVRS – Festival Internacional do Rio Grande do Sul (2022) Rio Grande do Sul; 
  • Sans Souci Brasil Festival Of Dance Cinema (2022) Campinas – SP; 
  • IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança (2022) São José do Rio Preto – SP; 
  • Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio Grande do Norte (2022) Mossoro – RN; 
  • Dancing out of Time Environmental Dance Film Festival (2023) Miami – EUA
  • Rasgo  – Mostra Latino-americana de Videodança e Performance Festival de Inverno de Ouro Preto (2023) – Minas Gerais
  • Festival de Cinema – 6ª Curta Caicó – Mostra Potiguar (2023) Caicó – RN

Entre em contato

A sua empresa está procurando por um serviço de Desenho, formatação e acompanhamento de projetos? Com os serviços da House Cultura, sua equipe pode transformar seus objetivos mais ambiciosos em realidade. Vamos conversar.

    Veja nossos outros cases

    Roda Teatro

    Exposição “O Tempo Eu e Vc”

    Renascente

    Caminhos da Arte

    Dômóvalô

    Porto de Ama

    Arte Praia

    Urbano Arte

    O Presente de Cecilia

    Casa da Ribeira - Na Rua da Casa